Nova Bandeirantes

17/02/2017 00:41

Macacos foram encontrados mortos em Nova Bandeirantes, necropsia será efetuada nos cadáveres dos animais, garante Secretário de Saúde.

A Secretaria de Saúde de Nova Bandeirantes, cidade ás margens do Parque nacional do Juruena investiga a morte de primatas no município para ver se eles contraíram febre amarela ou se foram mortos por envenenamento .

Os animais foram encontrados em duas  áreas rural da cidade. Em  uma fazenda próximo ao Parque Nacional do Juruena foram encontrados seis animais mortos. Outros animais também foram encontrados próximo a comunidade São Paulo já na divisa com o município de Nova Monte Verde. Nas proximidades onde os animais foram encontrados existem plantações que usam agro tóxico.

Populares que entraram em contato com a reportagem afirmara uma grande preocupação é com a febre amarela. Nas cidades  brasileiras onde há surto da doença em Minas Gerais, a maioria registrou mortes de macaco. “São ao todo 12 macacos” revelam populares.

Nossa reportagem falou com o secretário de Saúde do Município. O gestor de saúde confirmou a morte dos animais. “Os macacos que foram encontrados mortos nós já coletamos material e encaminhamos para exames com o intuito de descobrir a causa morte, pois os animais  são um importante sinal para a vigilância de possíveis doenças ou envenenamento”, afirmou secretário municipal de saúde, Claudemir Pereira de Jesus  em entrevista na manhã desta quinta feira 16.

“Animais foram recolhidos e encaminhados para o Laboratório de Zoonoses, onde é realizada a necropsia daqueles corpos que estejam em boas condições e feito o teste de raiva, de envenenamento, enfim em breve vamos saber a causa morte”, comentou o Secretário.

“Macaco, como gente, morre todo dia, então pode ser que não tem nada ver com febre amarela, mesmo assim temos que investigar. Não temos  motivos para ficar excessivamente preocupados. Lógico, que não vamos negligenciar a investigação, mas não há motivos para achar que haja um surto de febre amarela na cidade”, falou o secretário de Saúde de Nova Bandeirantes.

Por Luiz Bacanelo


Todos os Direitos Reservados

Fale com a gente

Sem tempo? Manda um e-mail!
webtvtapajos@gmail.com
Se quiser bater um papo, ligue
(66) 98442-5200 (66) 98122-2095
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo