Nova Monte Verde

Assessoria de Comunicação 24/04/2018 08:53

Nova Monte Verde forma Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência

A Prefeitura municipal de Nova Monte Verde realizou no início do mês, 05 de Abril, nas dependências do CRAS a 1ª Reunião Municipal para tratar do Selo Unicef. O Selo busca contribuir com o fortalecimento das políticas públicas direcionadas à infância e à adolescência, com o desenvolvimento das capacidades dos gestores municipais e com o estímulo à mobilização social e à participação dos adolescentes. Ao longo de sua trajetória, a metodologia do Selo UNICEF já gerou resultados importantes nos municípios participantes em diversas áreas de políticas públicas, incluindo educação, saúde e assistência social.

Na reunião foram cumpridas mais duas etapas da jornada, a escolha do Adolescente Mobilizador, onde através de uma votação a jovem Nádia foi escolhida, e a formação da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência, que será composta pelos seguintes membros: Célio e Alzira - CMDCA; Sueide e Angela - Conselho Tutelar; Thais e Izabele – Saúde; Valdirene e Jucélia – Educação e Cultura; Zenilda e Bruna – Assistência Social; Kátia (apae) - Sociedade Civil; Francisco Sevallo - Câmara de Vereadores e a Adolescente Mobilizadora Nádia.

Ao participar do Selo UNICEF, os municípios assumem o compromisso de elaborar um diagnóstico da situação da população de 0 a 18 anos incompletos e um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam essa população nos territórios, sempre de forma participativa. Os municípios também se comprometem a desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os resultados alcançados por meio de indicadores e de debates em fóruns comunitários. Para isso acontecer, a prefeitura e o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) mobilizam pessoas e organizações dos diversos setores da sociedade civil, tais como crianças, adolescentes, famílias, escolas, serviços públicos, conselheiros tutelares, comunidades locais e tradicionais, grupos religiosos, culturais e esportivos, veículos de comunicação e empresas, num movimento indispensável para o sucesso da iniciativa.

No uso da palavra, a Prefeita Bia enfatizou que o município com certeza irá trabalhar para que os direitos das crianças e dos adolescentes sejam um compromisso de toda a sociedade, e não apenas da administração municipal e que ao término desta empreitada, ao conquistar o selo e o município ser certificado, certamente, os maiores beneficiados serão, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passarão a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos, bem como as famílias e a comunidade também ganham com esta certificação, pois, para ganhar o Selo UNICEF, a gestão municipal irá promover intensa mobilização, participação e engajamento social e deixará frutos a serem colhidos pelos que virão nas próximas gestões.

Estiveram presentes também, a Neura Groch Campos - Secretária Municipal de Assistência Social; Élcio Leandro Aparecido - Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer; Manoel Zufino da Silva - Secretário Municipal de Saúde; Janete Ap. Soares - Articuladora Municipal do Selo; Ângela Harmatiuk Campos  -Conselheira Tutelar; Sueide Rodrigues  - Conselheira Tutelar; Reginaldo Gomes Martins - Conselheiro Tutelar; Vera Lucia do Nascimento - Supervisora do Programa Criança Feliz; Nádia dos Santos - Mobilizadora Adolescente; Aída Saab - Psicóloga da equipe Volante do CRAS; Alzira Faitão - Vice Presidente do CMDCA; Célio Pereira dos Santos - Presidente do CMDCA; Jucélia Queiroz Assis - Diretora do Departamento de Cultura; Bruna Rodrigues dos Santos - Psicóloga equipe do PAIF/CRAS; Thais Martins - Coordenadora da Atenção Básica em Saúde; Ailton J. Silva Filho - Assessor Especial de Gabinete; Maria Aparecida Ferreira Farias - Orientadora Social dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos – SCFV; Valdirene Ap. Ferreira da Cruz - Coordenadora Pedagógica Municipal; Ademir José de Oliveira - Radialista; Kátia Helena Rodrigues Cunha - APAE; Rosemberg Alves - Assessoria de Comunicação da Prefeitura; Douglas Henrique Gomes dos Santos - Assessoria de Comunicação da Prefeitura; Zenilda Alves dos Santos - Diretora de Habitação e Isabele Maciel Feitosa de Vasconcelos - Fonoaudióloga NASF.

Os municípios certificados receberão um troféu, um certificado e a autorização para utilizar a logomarca do Selo UNICEF. Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passarão a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência


Todos os Direitos Reservados

Fale com a gente

Sem tempo? Manda um e-mail!
webtvtapajos@gmail.com
Se quiser bater um papo, ligue
(66) 98442-5200 (66) 98122-2095
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo